quarta-feira, novembro 17

I love NY - part II

Dando continuidade às dicas de NY: os imperdíveis!!! Se é que existe alguma coisa lá que se possa perder!

OS PARQUES:
Central Park: O parque tão querido dos nova-iorquinos também é o eleito dos visitantes. Lá pode-se alugar uma bicicleta de um ou dois lugares ou até uma charrete com cavalo, mas tudo tem seu preço. A sugestão é conhecer o parque a pé mesmo. O Central Park é lindo e enorme, com suas árvores centenárias, espetáculos ao vivo no anfiteatro, um bom restaurante e diversos caminhos de tirar o fôlego. Ele vai da 59th até a 110th Street e divide a cidade em East e West. Foi projetado em 1850 por Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux e custou 10 milhões de dólares. Possui 843 acres com áreas para patins, bicicleta, tênis, basquete, futebol americano, programas de recreação, belíssimos lagos, trilhas para corridas, zoológico (nunca fui), pista de patinação no gelo no inverno e muito mais! Na altura da 72th St. tem o Strawberry Fields, uma área homenageando John Lennon, próxima ao prédio em que morava (e que foi assassinado), o Edifício Dakota. No verão ou no inverno, vale a pena dar uma boa caminhada por ali. E mais, no inverno volte à infância e aproveite para fazer bonecos de gelo na neve e patinar na pista de patinação. A Wollman Rink é sucesso desde 1950 e funciona de novembro à março. A pista fica entre a 62 e 63th Street, no East Side. Os preços: de segunda a quinta U$10,5 (adultos) e U$5,5 (crianças), sexta a domingo U$15 (adultos) e U$6 (crianças).

Bryant Park: É um gramadão verde, cheio de cadeiras, que costuma ficar lotado na hora do almoço. As pessoas vão ali para ler, comer, relaxar ou tirar uma pausa. Fica logo atrás da NY Public Library. Quando estiver passeando pela 5a Ave, dê um tempinho e vá dar uma relaxada no parque, vale a pena. Nas épocas de lançamento de coleção, as marcas costumam organizar glamurosos desfiles de moda ali. O Bryant Park Café é uma boa opção de lanche rápido ou almoço, mas escolha uma mesa no terraço ao ar livre. No inverno eles montam uma linda árvore de Natal e a pista de patinação de gelo. A pista The Pond é montada em cima do gramadão e funciona todos os dias de 8 às 22hs (sexta e sábado até meia noite!). Se trouxer os patins pode patinar de graça, caso contrário você pode alugar os patins por U$12. O endereço: 6a Avenue, entre 40 e 42th Street, atrás da NY Public Library.

Battery Park City Esplanade: Da ponta do parque você pode observar a Estátua da Liberdade. Há um lindo jardim japonês e uma grande esplanada margeando o rio Hudson. Os nova-iorquinos estão optando ir ali para caminhar, correr, acompanhar os barcos a vela e relaxar. O bairro é residencial e o parque pouco freqüentado por visitantes. O astral é ótimo.

OS PRÉDIOS:

Empire State: Chegue na 5a Ave com 34th St e olhe pra cima. Lá está ele, lindo e imponente, um dos principais símbolos da cidade. Foi construído em 1931 e por muito tempo o prédio mais alto do mundo, com seus 102 andares. É possível subir até o 86o andar, no observatório, de onde se tem um das vistas mais bonitas da cidade. Muitos se casam por ali, no 80o andar. Busque na memória filmes como “King Kong”, “Superman”, “Manhattan”, “Tarde demais para esquecer”, entre outros. Aberto de 9:30hs à meia noite. Ingressos de U$19,29 para adultos, U$13,78 para crianças e U$17,45 para idosos. Evite fila e compre o ingresso pela internet (você pode poupar muito tempo da viagem comprando ingressos pela internet). http://www.esbnyc.com/

Chrysler Building: Lindo edifício em ArtDeco. Ao ser construído, em 1930, era o mais alto arranha-céu do mundo, mas poucos meses depois esse titulo foi conquistado pelo Empire State Building. É o templo do automóvel e o topo tem a forma de um radiador modelo 1929. Na sua fachada existem motivos automobilísticos estilizados. É o mais elegante prédio de escritórios e só é possível visitar o seu lobby. A noite seu tôo fica iluminado e é possível avistá-lo de várias partes da cidade. Fica na Lexington Ave, entre a 42th e 43th St.

OS PONTOS TURÍSTICOS:
Estátua da Liberdade: Parece que a gente só acredita que está em NY depois que encontra com ela. Em dimensões, a Estátua da Liberdade não é assim tão grande, mas fazer o que se ela é “a” estátua? Então vá até a ponta da ilha de Manhattan e pegue a balsa em Battery Park. Primeiro você tem que entrar na fila pra comprar o ingresso e depois em outra fila pra pegar a balsa. Então não custa nada comprar o ingresso pela internet e ganhar umas horas pra aproveitar outros pontos da  cidade. Entre no site http://www.statuecruises.com/, clique em “State of Liberty & Ellis Island Tickets” e economize umas 2hs de fila. O ingresso custa U$12 para adultos e U$5 para crianças, com direito a visitar o museu.  Se você comprar com antecedência pode subir em seu interior (Crown Ticket) e não paga nada a mais por isso. Mas lembre-se que serão 345 degraus até a janelinha na cabeça dela. Tem a opção de atravessar de graça até Long Island e vê-la somente da água. Ou então você pode se organizar para um cruzeiro à noite com jantar, jazz e o cenário lindíssimo da cidade iluminada. Reservas: http://www.worldyacht.com/

Rockefeller Center: Complexo de 21 edifícios e símbolo do poder e da riqueza de NY. Em 1811 só existiam fazendas no local, e ao final do século, luxuosas residências. Durante a Lei Seca, em 1928, John Rockefeller propôs um arrendamento até 2069, quando demoliu tudo dando lugar à um enorme centro empresarial, com lojas, restaurantes, canais de TV, etc. Lá ainda é  possível fazer um tour pelos estúdios da NBC e participar de gravações de algum programa de auditório. No inverno, desde 1936, é tradição em NY a pista de patinação no gelo e a belíssima árvore de Natal, junto à estátua de Prometeu. A Ice Rink at Rockefeller Center tem capacidade para 150 patinadores e o aluguel de patins por U$17 para adultos e U$12 para crianças nos fins de semana. Durante a semana sai U$2 mais barato. O Rockefeller Center estende-se desde a 48th até a 53th St, entre a 5a e 6 Ave. O “Top of the Rock” é uma atração à parte, onde pode-se ter a vista linda da cidade. Nos elevadores de vidro as luzes se apagam e são projetadas imagens de antigamente, desde sua inauguração em 1933. A entrada é pela 50th St West, entre a 5a e 6a Ave, onde está o globo e a cachoeira de 600 cristais Swarovski. O preço do ingresso: U$21 para adultos e U$14 para crianças. Pode marcar hora e evitar filas pelo site http://www.topoftherocknyc.com/.

Grand Central Terminal: Totalmente reformada, essa estação vale uma visita. Foi construída em 1913 e sua imensa estrutura tem o teto pintado com constelações, uma infinidade de lojas, cafés e restaurantes. Um relógio da Tiffany’s maravilhoso mostra o luxo dessa estação. Há ainda um grande mercado de flores, frutas, queijos e pães deliciosos, o Zaro’s (desde 1925!). Para quem é fã de basquete, pode deliciar-se no Michael Jordan’s Steak House e comprar souvenirs do astro e seu famoso numero 23. Lembram de Madagascar? Pois é, a estação foi palco de diversos filmes. A estação tem várias entradas e fica na 42th St, entre a Park e Lexington Ave.

St. Patrick's Cathedral: Localizada no coração da 5a Ave, entre a 50th e 51th St, é a maior catedral dos Estados Unidos. Com seu estilo gótico, é maravilhosa por fora e por dentro. Começou a ser construída em 1850 e finalizada em 1879. Ela esta entre as 11 maiores catedrais do mundo. O quadro de N. Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas, atrai muito fiéis, assim como uma relíquia de Santa Terezinha. No Natal o espetáculo fica por conta de concertos emocionantes. É comum você se deparar com o grupo de coral nas escadas da igreja. Notem que até eu fui dar uma palinha.

Continua...

5 comentários:

  1. Que máximo Favi!!! Adorei... Olha!!! Nunca tive vontade de ir a NY, mas vou te dizer... hoje sei que será um roteiro para viagens... Com certeza! Muito legal suas dicas!!! Vc está bem Feliz né? Que bom!!!! Entre tantos lugares aí deve ter sido o melhor que morou mesmo. Bjocas....

    ResponderExcluir
  2. Carminha, estou postando pra vcs mesmo, espero estar ajudando em alguma coisa. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Ju, vc não sabe o que está perdendo!!! Também não era um sonho meu conhecer lá, mas depois que fui a primeira vez, toda vez que temos uma folga queremos voltar! Estou muito feliz mesmo! Esta dando pra perceber??? rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir