sexta-feira, novembro 19

I love NY - part III

Mais um pouco sobre NY. Lugares para ir, coisas para fazer...





1. Wall Street: Quando terminar a visita à Estátua da Liberdade, uma boa opção é caminhar pela Stone Street, uma ruazinha de paralelepipedos que durante a semana atrai o pessoal do mercado financeiro. Não esqueça de tirar foto no Charging Bull (o touro) e, tendo a Broadway como referência, caminhe sentido norte para conhecer a Trinity Church, Bolsa de Valores e a própria Wall Street. O almoço pode ser por ali mesmo, na Au Bon Pain da Broad St. com Bearver St.

2. Pier 17 (South Street Seaport): Situado no coração do centro financeiro, entre Fulton Street e East River, o South Street Seaport é considerado um centro histórico e cultural importante da cidade. O antigo porto do século XVIII foi completamente restaurado em 1983, se tornando um centro de entretenimento. A região abrange parte das edificações mais antigas de Nova York, incluindo suntuosos edifícios mercantis e o importante Mercado de Peixes, “Fulton Fish Market”. Hoje estão atracadas caravelas restauradas, incluindo as famosas Flying P-Liner e Perking, nau de quatro mastros, de 1911. Ali foi construído um centro de visitação, o museu marítimo (South Street Seaport Museum) e um shopping a beira mar, com mais de 100 lojas, cafés e restaurantes (ta bom, ele está precisando de uma reforminha!). Não vá pensando em comprar, vá apenas para relaxar e curtir um passeio diferente. Tem uma bela vista da ponte do Brooklyn e da parte sul da cidade. A localização oficial do South Street Seaport é: Fulton & South Streets, Pier 17.
Cruzar a ponte do Brooklyn a pé: Só se der tempo mesmo!!! Caso contrário, vá até o primeiro 1/3 dela. Para cruzá-la, o melhor a se fazer é pegar o metrô até a estação Borough Hall, no Brooklyn e voltar sobre a ponte para Manhattan. Antes de atravessar a ponte, passe por baixo dela e vá à um pequeno parque ao norte, de onde se tem a melhor vista de Manhattan. Depois, volte pela ponte apreciando a paisagem na passarela sobre os carros.

3. ONU: Um passeio super interessante é ir conhecer a ONU. O prédio com as bandeiras de todos os países membros fica às margens do rio East e é fácil de achar. A organização foi fundada em 1945 com objetivo de manter a paz e segurança internacional, estabelecer relações cordiais entre as nações e acima de tudo incentivar a cooperação internacional na resolução de problemas econômicos, sociais, culturais, humanitários e políticos. É verdade que no mundo em que vivemos, algumas relações são bem difíceis de administrar, mas sabendo-se que existe um órgão como esse nos deixa um pouco mais confiantes. Um dos feitos de maior destaque da ONU foi a proclamação da “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, em 1948. Suas reuniões são traduzidas simultaneamente em diversas línguas. Nos jardins existem esculturas espalhadas ao redor do prédio, muitas delas com símbolos que representam a paz. É muito bonito de se ver e é bom pensar que existem pessoas trabalhando em busca dela. Existe um tour guiado de 30 minutos (inclusive em português!) para percorrer todas as salas e aprender um pouco sobre as reuniões, missões e os trabalhos realizados pela ONU. De 2a à 6a, de 9:30 às 16:45hs e aos sab. e dom. de 10 às 16:30hs. Adultos pagam U$12 e crianças U$7. (First Ave, entre 42th e 48th St).

Em Nova York há milhões de coisas para se fazer, mas também vale a pena passear à toa, curtindo cada pedacinho da  cidade, vendo as lojas, os prédios com escada de incêndio na fachada e trepadeiras, as pessoas, as tendências, etc. Se você gosta de andar e tem tempo pra isso, concentre-se entre a 23th St e Canal St. Você vai notar que a área mais legal da cidade para caminhadas está entre essas ruas do SoHo, Greenwich Village, East Village e Tribeca (um pouquinho abaixo da Canal St). Na Union Square, caminhe sentido oeste, chegando ao Meatpacking District; passeie pelo Hudson River Park e visite o Chelsea Market. Voltando pela rua 23, você conhece o Flatiron Building, um dos edifícios mais populares e que aparece em diversos filmes e seriados de TV (esquina da Broadway com 5a Ave).

4. West Villlage: Quando os americanos se referem ao Village é o lado West, que vai da Houston até a 14th St, a  oeste da 3rd Ave. O lado East é punk, boêmio e decadente. Estando no West Village, você irá perceber que é o reduto dos artistas, cheio de antiquários e casas de jazz. Comece a visita pela Washington Square, no finalzinho da 5ª Ave. Eis o coração do campus da New York University, a maior universidade particular dos EUA. Admire a vista da 5ª Ave através do Washington Arch, desenhado pelo arquiteto Stanford White, em 1889. No parque existe a mais antiga árvore de NY, um carvalho que serviu de "forca" por muitos anos. A Washington Square é cercada de edifícios universitários e todas as ruas da parte sul estão cheias de bares e clubes de jazz. Há  muitas lojas de artigos naturais e lojinhas irresistíveis, muitos artistas escolheram o charmoso Village para morar: Richard Gere (166 Bank St.), Tom Cruise (25 5th Ave.), Kathleen Turner (25 E 9th St.), Mikhail Baryshnikov (27 Washington Square North), etc.
Friends: Para quem assistiu e ainda assiste ao seriado Friends, o apartamento onde moravam os amigos fica localizado em Grenwich Village. O prédio tem um café no andar térreo, que não era utilizado como locação. 90 Bedford St (esquina com Grove), Purplewich Village. Já o prédio do Ross fica na 21 Grove St, in Purplewich Village.

5. SoHo: Forma abreviada de South of Houston, é a área situada ao sul da West Houston St. (que é também o limite do Village). Depois de anos abandonado como distrito industrial, ganhou vida, e muito charme!! O SoHo é a meca da moda de vanguarda, com lojas badaladas como a Comme Des Garçons (116 da Woorster St.). Lá você vai poder namorar vitrines de marcas como Prada, Chanel, Burberry, Louis Vuitton, Gucci, etc. Deu vontade de comprar e não pode se esbaldar tanto assim? Ache a loja da DKNY, na Broadway, e vá descendo a rua. Você vai encontrar a Forever 21, H&M, TopShop, Express, Bloomingdales, Sephora, Victoria’s Secret, Urban Outfitters... todas elas são muito boas e com preço beeeem camaradas. No SoHo você vai encontrar também ótimos  restaurantes (Balthazar, Nobu, etc) e o primeiro Dean & Deluca. Se você aprecia coisas para casa e jardim irá enlouquecer com as lojas charmosas de móveis e objetos, como Portico,  Bed, Bath & Beyond, Pottery Barn, etc. Não perca a arquitetura da loja da Prada e a Apple, com todas as suas novidades.

6. Litlle Italy: É outro bairro do Lower East Side, mas hoje é apenas um centro turístico. A maioria dos prédios foram renovados, mas ainda existem agradáveis trattorias, onde sempre somos servidos com a simpatia italiana. Durante o mês de Setembro uma dica é ir à Festa de San Gennaro, na Mulberry e Grand St. para saborear as boas pastas, com um belo vinho italiano em meio a jogos e brincadeiras de rua. Destaque para a  Paolo´s, que há mais de um século faz a melhor muzzarella da cidade!

7. Times Square: É o cruzamento da Broadway com a 7a Ave, entre a 42th e 47th St. Pra mim é um lugar ambíguo. Eu gosto e não gosto ao mesmo tempo, não sei bem explicar. É uma área de incontáveis teatros, a mega loja de brinquedos Toy’R’Us, Planet Hollywood, o estúdio da MTV, a loja da M&M e Hershes, Museu de Cera Madame Tussauds… tanta coisa, tanta informação, tanta luz, tanta gente, que você perde o fôlego. Lá tem as bilheterias da TKTS, onde você comprar ingressos para os diversos espetáculos e shows da Broadway, com descontos que chegam à 80%. Reveillon na Times Square: em 31 de dezembro de 1904, o New York Times, para celebrar a mudança de nome da região, que naquele momento passaria a ter seu nome (“Times Square”), fez uma grande festa com muitos fogos de artifício. A partir dali, nascia a tradição de se comemorar o Reveillon na Times Square. Bem, eu poderia escrever um post inteiro relatando os motivos pelos quais eu não voltaria, mas vou resumir em poucas palavras: não vale a pena. Muita gente, tumulto, frio (o ano que fui nevou), além de ser perigoso por causa da multidão. O que vale a pena é reservar uma mesa em um bom restaurante e curtir a virada em um lugar aconchegante e com boa comida. Ainda bem que percebemos à tempo e faltando umas 5 horas pra virada encontramos um restaurante brasileiro (Brazil Grill, na 328 W 46th St), onde passamos o Reveillon e ainda fizemos amigos.

8. 5a Avenida: Acho que merece um post novo! Próximo passo… compras!

3 comentários:

  1. Favi estou amando todas as dicas, escrevi um comentario antes mas acho que não deu certo. Dá vontade de ir p NY amanhã mesmo. Estou ansiosa pelas dicas de compra..hehehe. Abraços. Nádia.

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena ir pra NY. Lá é diferente de tudo! Se vc não foi, vá.
    Estou escrevendo as dicas de compras, é o mais importante, né? rsrsrs
    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Muito legal mesmo!!!! A cidade parece não ter fim.... Acho que precisa - se ficar muito tempo aí para conhecê - la. Não é atoa que as pessoas que vão se apaixonam pela cidade!!
    Bjos

    ResponderExcluir